quarta-feira, 16 de maio de 2007

E Hoje a Lua...


Está assim...

Data de hoje: Quarta-Feira, 16 de Maio de 2007
Fase da Lua: Transição de Quarto Minguante para Lua Nova
Idade da lua: 28 dias
Próxima Lua Cheia: Quinta-Feira, 31 de Maio de 2007
Próxima Lua Nova: Quinta-Feira, 14 de Junho de 2007

E ...
A Lua é nova quando o hemisfério voltado para a Terra não recebe nenhuma luz (0%) do Sol. Dizemos também que nesse dia a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova não é visível, a não ser durante os eclipses do Sol que, aliás, só acontecem quando é Lua Nova. A Lua Nova nasce por volta das seis
horas da manhã e se põe às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.

Lua Crescente ...
Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua deslocou-se 90° em relação ao Sol e está na quadratura ou primeiro quarto. É o quarto-crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. Seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste, 50% iluminada pelo Sol (situação que ocorre somente num momento específico). Vista do hemisfério Sul, a aparência da Lua Crescente lembra a letra “C”, de crescente. Mas no hemisfério Norte, ao contrário, a Lua Crescente se parece um “D”.

Lua Cheia...
Passados 15 dias da Lua Nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol. É Lua Cheia. Os raios solares incidem verticalmente sobre o nosso único satélite natural, iluminando 100% do hemisfério voltado para a Terra num certo momento (o horário da Lua Cheia). Essa é a pior ocasião para observar a Lua com telescópio. O satélite assume a forma de um disco prateado, refletindo para a Terra cerca de 7% da luz que recebe do Sol. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo às seis da manhã. Somente numa noite de Lua Cheia pode acontecer um eclipse lunar.

Lua Minguante ...
Uma nova quadratura surge quando a diferença angular é de 270°. Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, aproximadamente. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente e, visto do hemisfério Sul, a Lua realmente lembra uma letra “D” (de decrescente!).

Em qualquer fase intermediária podemos imaginar o lado iluminado da Lua como sendo um grande arco. A flecha dele disparada irá sempre atingir o Sol, indicando sua direção, mesmo que o astro-rei não esteja mais acima do horizonte.

Representando corretamente
EMBORA ARTIFÍCIO DA “FLECHA” SEJA ÚTIL para encontrar o Sol, é importante lembrar que nas fases Crescente e Minguante a Lua jamais assume a forma de um arco ou foice. Essas fases devem ser mostradas como semicírculos.

Duração das fases
AS FASES CRESCENTE, CHEIA, MINGUANTE E NOVA NÃO DURAM UMA SEMANA, como sugerem alguns calendários. Elas ocorrem apenas num dia do mês – e a situação em que o nosso satélite natural está 50% iluminado (quando a Lua é Crescente ou Minguante), 100% iluminado (Cheia) ou 0% (Nova), dura no máximo algumas horas.

Em todos os demais dias do mês a Lua não é Cheia nem Nova. Ela pode estar crescendo ou minguando, mas ainda não é Lua Crescente e nem Minguante.

E pronto...

Resta-me dizer ...

Até já... hoje estou com a Lua ...

Sem comentários: