sexta-feira, 18 de maio de 2007

Como dói...



Oh Mãe...
Que saudades Mãe...
Hoje o dia não está a correr nada bem...
Acho que aparvalhei de vez... mas ... embora pense em Si todos os dias , A tenha sempre no meu coração... estes dias são mais dolorosos...
Lembro-me das idas e vindas ao hospital...
Lembro-me do sofrimento destes dias ...passados há 19 anos ... como se fosse hoje...
Lembro-me de só a poder visitar uma vez ... por semana ... durante 2 horas angustiantes...
Com aquele maldito fato esterelizado... com aquela máscara que ... a medo lá tirava para lhe dar um terno beijo...a mimar... tentar amenizar o sofrimento... há maldita a hora...maldito aquele dia em que eu não pude estar presente... maldita eu...
Mãe...Que saudades!!!
Oh Mãe...mas porque tinha que ser assim?!...
Porque tenho eu que carregar tão pesada cruz??
Porque é que para além de não poder ter tido uma infãncia igual a tantas outras crianças... também tinha que partir Mãe!
Mas que grande pecado eu terei cometido!!!
Mas que sentença tão grande me foi atribuida!!
Mãe... Hoje peço apenas que esteja em Paz...Serena... e essas malditas dores tenham desaparecido de vez...
Aquelas malditas queimaduras que teimavam em atormenta-la... e a última coisa que me pediu... entre um sussurro a custo..." Apetecia-me umas bananinhas..."
Mãe...a última coisa que lhe pude dar... umas bananinhas... ao menos isso...
A última refeição também Lha dei...uma sopa liquida , ingerida por um tubo...
Pois abrir a boca ... tarefa dicicil...para quem tem apontado ao seu rosto um ventilador...pois as queimaduras... essas foram muitas...
Mãe ... ainda me lembro quando a vi pela 1ª vez...
Procurei-a por toda a secção... Raios !! Não A via em lado algum!
Mas passei por alguém que me marcou...Tipo uma "mumia" , ao que nem quis olhar...desviei mesmo o olhar...Mas para minha enorme tristeza... quando perguntei á enfermeira onde estava a Mãe... foi a esse Alguém que ela me conduziu... a Si Mãe...lá estava com as suas queimaduras de 3º grau!!
O seu cabelo comprido... esse era agora cinza... estava completamente... sem ele...
Mas a sua face Mãe... o Seu lindo Rosto... esse sim... era o Seu... o Seu sinal , que a acompanhou desde a sua nascença ... havia desaparecido... mas o Rosto era o Seu...os olhos semi abertos.. eram os Seus ... O narizinho abatatado como a Mãe tantas vezes chamara ao meu .. era todo Seu
Olhei... Vi... Observei... Sei lá eu o que fiz... apenas queria acordar... sair dali... e acreditar que estava a ter um pesadelo descomunal... Não podia ser verdade!!!!!!!!!!
Mas era ... era verdade!!
E eu impotente... sem nada poder fazer ... nada poder dizer... até proibida estava de deitar uma lágrima sequer...
Não ueriamos fazê-la sofrer mais Mãe... Sai por uns minutos... tive que sair por uns minutos ...
Refugiei-me na casa de banho... onde chorei... gritei para mim mesmo... para ninguem me ouvir... Nunca pensei que estivesse naquele estado Mãe...
Queixo-me que sofro... Mas Mãe... quando lembro o que a Mãe sofreu... da Sua coragem... da sua luta pela vida... da Sa vontade de viver... sinto-me forte Mãe...pois se a Mãe foi forte... eu tb serei ...desde o dia 24 até ao dia 19 ... lutou contra aquela velha que a queria levar...
Nesses dias esteve lúcida , serena , ainda esboçou uns quantos sorrisos e eu sei o quanto lhe custou Sorrir...
Mas não partiu sem me Sorrir Mãe...
Mãe... amanhã vou a sua "casa"... vou visita-lA a Si , ao Avô e á Avó...já agora diga á minha Ama Palmira para aparecer por aí também...queria dar-lhe um beijinho ...Quanto á Avó Olga a visito aqui na sua casinha e ao avô Albino algumas vezes Mãe...Mãe o Pai também não anda lá muito bem .. mas... lá vamos conseguindo fazê -lo sorrir... Nunca mais casou ele... e ao que parece quer continuar só...Dê-lhe uma Luzinha daí Mãe...Ele precisa ...
Os Seus netinhos... ai os seus Netinhos... É uma Avó toda babada não é Mãe???
Mãe... agora vou... vou tratar de passar a carita por água... Sabe é que hoje está um calor daqueles Mãe...e estou assim a modos que precisar de lavar a carita e a precisar arejar um pouco
Mãe ... até já ...cheia de Saudades...

CommentReload.com is your one stop Myspace Comment Site
Para Si Mae De mim

2 comentários:

Anónimo disse...

Esteja onde estiver ela vai quer que tenhas saudades mas nunca, sobre nunca, que estejas triste…Maurício

Rui Gonçalves disse...

Partilho a dor e as lágrimas e dou-te um sorriso embrulhado num abraço forte.