sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Viagem polémica...«Barco do aborto» a caminho de Portugal 2004-08-23 15:39:22

Lisboa - Um barco holandês preparado e equipado para realizar abortos deixa nas próximas horas o porto de Den Helder, na Holanda, com destino a Portugal, onde irá manter-se entre os próximos dias 29 e 12 de Setembro. A embarcação pertence à organização não-governamental «Women on Waves», que tem por objectivos apoiar mulheres que pretendem efectuar uma interrupção voluntária da gravidez e lutar contra abortos clandestinos.


O barco efectuou recentes incursões pela Irlanda e Polónia, outros países com legislação restritiva sobre a matéria. O porto português onde irá atracar não é, por enquanto, relevado. No entanto, qualquer prática de aborto ao largo da costa portuguesa só será concretizada em águas internacionais, ou seja, onde as autoridades portuguesas deixam de ter qualquer possibilidade de actuação.

A realizadora portuguesa de cinema Raquel Freire vai estar a bordo do barco e já afirmou tratar-se de um «momento histórico», em declarações à rádio TSF. «Como mulher portuguesa é importante estar aqui e registar este momento, tanto mais que tem sido difícil para as mulheres portuguesas conquistarem os seus direitos básicos», argumentou.

A embarcação da «Women on Waves» tem uma tripulação de cerca de 30 pessoas, incluindo uma equipa médica que só realizará abortos a mulheres que estejam grávidas com menos de seis semanas e meia.

1 comentário:

Doce Venenosa disse...

E é assim mesmo... todos temos direito a liberdade de expressão... concordo:o)
Um bom fim de semana para ti e um beijinho
:o)