sábado, 21 de agosto de 2004

A època de Nostradamus ^_^

*Quando Nostradamus nasceu , a América havia sido descoberta há onze anos…
E Roma encaminhava-se para o seu maior brilho no Renascimento:
-Leonardo Da Vinci estava pintando a sua "La Gioconda"; o arquitecto italiano Bramante
iniciava a construção da Basilica de São Pedro e o famoso Michelangelo dava as primeiras pinceladas na Capela de Sistina, no Vaticano, por encomenda do papa Júlio II.
Paris já era um centro de cultura e de artes: dessa época remontam os belíssimos edifícios, como o Hotel de Sens, o Hotel de Cluny, e s Igrejas de Saint-Merri e de Saint-Etienne –du-Mont.
Passam alguns anos (sim porque senão nunca mais saímos daqui)... eis que temos Maquiavel escrevendo "O Princepe" e o poeta italiano Ludovico Ariosto o seu "Orlando Furioso".
Paira no ar um fermento(nada de bolos né?)cultural que invade todos os sectores da sociedade.
È assim nesse clima tão rico de experiências e de ideias, que caiem as primeiras sementes do que mais tarde seriam apelidadas de “ guerras religiosas”.
Em 1517, Lutero publica as 95 teses contra a doutrina das indulgências, entrando em conflito com a igreja (só podia …), razão pela qual, quatro anos depois é excomungado pelo Papa Leão X(não há direito), a pedido deste, banido da Alemanha(reparem que já havia banes nessa altura;o) )pelo Imperador Carlos V.
Ora bem … Dez anos depois (exatamente dez anos …)as tropas imperiais saqueiam Roma. E , em 1545, tem inicio o concilio de Trento, realizado em um quadro histórico muito vivo e agitado(pudera…).
È a época em que Nostradamus se encontra em Marselha, retomando a sua vida de médico(citei isto uns posts abaixo)…depois da morte da primeira esposa.
Dois anos depois , em 1547, Henrique II sobe ao trono de França, enquanto na Grã-Bretanha, com o Rei Eduardo VI, se acentua a orientação protestante da Igreja Anglicana.
Na França a politica adoptada por Henrique II,reaviva as dissenções entre as grandes famílias feudais, e , somente a habilidade de sua esposa Catarina de Medécis , consegue contornar as crises…
È tempo dos “Reis Meninos”: com a morte de Henrique II, a coroa passa para seu primôgenito Franscisco II, um adolescente doentio de 15 anos, que havia casado aos 13 com a rainha Maria Stuart, da Escócia (tudo doido na altura… enfim …).
Seu reinado dura porém muito pouco: morre as 16 anos (não podia com a coroa…:oP)…deixando a coroa (imaginem ) para o seu irmão Carlos IX de apenas … 9 Anos!!!!, ficando o poder nas mãos de sua Mãe (ao menos isso) Catarina como regente(imaginem o miúdo a brincar com o país aos cowboys:oP)
(…)
Ficamos por aqui na época de Nostradamus , mas se alguém estiver interessado em mais pormenores … eu cá estarei para os dar
:o)

Sem comentários: