domingo, 22 de agosto de 2004

Prólogo ás Profecias... Nostradamus ~_~


*Prólogo ás profecias*

-As centúrias de Nostradamus foram escritas numa linguagem bastante hermética.
Ele conhecia com perfeição as línguas clássicas e também o romance(língua vulgar derivada do latim , falada em certos países , após o declínio de Roma).
Nostradamus utilizou esses conhecimentos para apresentar suas mensagens proféticas de forma acessível a muito poucas pessoas.
Não bastava isso , ainda lançava mão de alguns truques- como a inversão de letras , sua substituição por outras , anagramas e alcunhas- aumentando assim , as dificuldades a serem vencidas pelos estudiosos de sua obra.
O Vidente escreveu "Rapis" em vez de Paris ."Nercaf" por France," Eiovas" por Savoie,"Arge" por Alger , "Loin" por Lyon e assim por diante…
Para entender melhor os textos , é necesário considerar a época em que viveu Nostradamus, época muito difícil por causa das lutas religiosas entre católicos e huguenotes.
Uma mensagem , ainda que exposta claramente, mas mal interpretada por uma das facções, poderia provocar um aumento da violência , e assim acarretar a perseguição ao seu autor…
A primeira edição de "Les Prophéties" de M. Michel Nostradamus veio á luz em Lyon. No ano de 1555, e , três anos depois sai uma segunda edição impressa por
Pierre Rigaud; e em 1568 , (dois anos depois da sua morte) Benoist Rigaud publicou uma edição completa.
No total , as centúrias são doze , três delas estão incompletas , as de números 7, 11, e 12…
A elas devem ser acrescentados os Presságios (1550-67), e as outras profecias , encontrados parte em cartas enviadas aos reis , e a outras personalidades com as quais Nostradamus tinha contacto…
:o)

Sem comentários: