quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de abril de 1974...

... dia de sol...Lembro-me que a minha Mãe me vestiu um vestidito de renda( não me lembro especificamente dele claro... uma meinha branca ( era seu costume) e uns sapatinhos de verniz pretos ( muito gostava Ela de me fazer andar com sapatinhos de verniz...)
Saimos pela manhã...havia grandes algazarra pelas ruas...
Ao longo do caminho iamos vendo objectos a "voar" pelas janelas... e eu recordo-me de ter ficado intrigada...
Fomos á Amadora ... ao jardim das águas livres( acho que é assim que se chama)
Lá, deparei-me com imensas crianças... havia imensas telas, tintas, e afins para podermos fazer o que quisessemos...
Logo peguei num pincel e comecei a brincadeira...
A minha Mãe deliciava-se ao ver-me na companhia de outras crianças a fazer as minhas pequenas"pinturas" tal qual "Picasso"( perdoe-me ). Desde as telas , ás paredes e janelas ( não me lembro de quê) foi um pulinho;o)
Foi uma manhã maravilhosa da qual não me recordo assim por aí além ... mas aquilo que ainda guardo na minha memória( e dizem que as crianças não se lembram... pois pois) é que pintei tanto , mas tanto... que até eu ganhei umas novas cores( rindo)...
Passado algum tempo a minha Mãe chama-me...
Era então para ver uma enorme "fila" de "tanques" e armamento de guerra...
Recordo de apertar a mão á minha Mãe... sentir medo...não consigo lembrar de tudo... mas a visão que tive na altura era mesmo de imensos "Tanques" e carros tipo aqueles que se vêm nos filmes... e como eu já via televisão na altura... pensei concerteza que tudo aquilo estava ali para uma "Guerra"...
Mas não... não era o caso...
Muitas" flores" vermelhas... ( e eu a tentar saber como se chamava aquilo), muita euforia( palavra que para mim na altura devia ser chinesa ou parente destes talvez)...e eis que aparece um homem... muito grande... ( ai que susto!!!), fardado... e fala para a minhã Mãe... pedindo-me a mão em seguida...
-Nã vou... nã quero!!!...
Quase chorei( se é que não chorei mesmo...)
Então o que era?...
Os soldados andavam a passear quem quisesse ir... dentro dos tanques ,,, carros e afins...
mas eu acho que o "medo" foi muito , pois neguei-me terminantemente a dar a mão aquele desconhecido( que por sinal era amigo do meu pai... sabia lá eu;o) )
Por fim a minha Mãe lá me convenceu a ir dar a "voltinha" num dos ditos "Tanques" ... porque ela também entrou lá para dentro... claro!!
Era pequenita mas já era bem teimosa eu...
Lá dentro não me recordo de muito... apenas que era abafado... queria sair dali... e não gostei nada, nada de lá ter entrado...
Mas... valeu a experiência... e o pouco que ficou na minha memória( será por ter sido um "choque" para uma criança tão pequena?)
Mas sim... consigo recordar-me desse dia.. não com uma nitidez , que desejaria.. mas lembro de algumas coisitas...
E assim foi o meu 25 de Abril de 1974... um pouco de tudo ... num dia tão especial...
Até mais ler... e recordar:o)




2 comentários:

Anónimo disse...

oi... ;)
tal como tinha prometido vir aki mais tarde deixar o meu coment... e ca tou eu ;)
... no dia "25 de abril de 1974", nao pintei como tu, nao vi nem andei em tankes, nao vi soldados, nao xorei mas tb nao ri e nem fiz nada... pois ainda faltavam 7 anos, 3 meses e 18 dias pa eu nascer :P :D LoL

NBA ;)

Doce Venenosa disse...

NBA... Sempre o mesmo;o))
Deixa lá... ainda "chegas-te" a tempo
ahahaha
Beijoquinha grande para ti :o)))
Até já ...no "sitio" do costume;o)