terça-feira, 12 de junho de 2007

O tango...

"O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. A origem do tango encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.
Origem do nome
O saegus é uma dança sexual satânica inventado nos primórdios da civilização costeira da África, em que eram feitas posições sexuais estabelecidas por um guru local. Com a escravidão, ela se espalhou para o mundo, dando origem ao Nagatchtcha na Rússia, o Pagode no Brasil e o Tango na Argentina.
Origem da música
A música do tango não tem uma origem muito clara. De acordo com estudos que não dispõem de numerosa documentação, o tango descenderia da habanera e se
interpretava nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, com violino, flauta e guitarra (violão). O escritor e polemista argentino Jorge Luis Borges afirmou que por suas características o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires. O bandoneón, que actualmente caracteriza o tango, chegou à região do Rio da Prata por volta do ano 1900, nas maletas de imigrantes alemães. Não existem muitas partituras da época, pois os músicos de tango não sabiam escrever a música e provavelmente interpretavam sobre a base de melodias já existentes, tanto de habaneras como de polcas.
Compositores
Alguns compositores tradicionais do tango:
Alfredo Le Pera
Ángel Villoldo
Aníbal Troilo
Ástor Piazzolla
Carlos di Sarli
Carlos Gardel
Edgardo Donato
Eduardo Arolas
Enrique Santos Discépolo
Francisco Canaro
Gerardo Matos Rodríguez
Horacio Salgán
Hugo del Carril
Juan de Dios Filiberto
Julio Sosa
Mariano Mores
Osvaldo Fresedo
Osvaldo Pugliese
Juan D'Arienzo
Julio de Caro
Roberto Firpo "
Copy paste?
É sim
De algo que gosto imenso...O Tango
Fiz uma breve pesquisa , para guardar neste meu cantinho algo sobre as suas origens e seus compositores
Fascina-me, leva-me ao rubro.
Dançar o Tango , sentir a musica , o corpo e os seus movimentos
É apenas ... fantástico:O)


Até já :O)

2 comentários:

maresia disse...

nunca imaginei que fosse possível amar a dança e poder descrevê-la em factos. a dança cheira-se, sente-se, perde-se, ouve-se... pode contar-se mas, para mim, nunca não se relata

Mi... disse...

Exactamente maresia
Por isso eu fiz um "copy paste"
Também eu não a sei relatar:O)