quarta-feira, 6 de junho de 2007

Alunos repetentes sem acesso a portáteis ...

Para terem direito aos computadores do programa de acesso a portáteis e à Internet a preços reduzidos, anunciado pelo Governo, os alunos devem ter aproveitamento ao longo de todo o ensino secundário.

No dia em que José Sócrates apresenta, oficialmente, o programa de acesso a computadores e Internet a preços reduzidos, anunciado na semana passada no Parlamento, sabe-se que os portáteis só vão ser atribuídos aos alunos que não reprovem de ano.

Somente os estudantes que se inscrevam em Setembro no 10º ano de escolaridade, e tiverem aproveitamento escolar até ao fim do ensino secundário, terão direito ao computador portátil, revela esta terça-feira o Jornal de Notícias (JN). Esta é uma das normas consagradas no programa que reúne as iniciativas "e.escola", "e.professor" e "e.oportunidades", destinado a dar acesso aos alunos, professores e trabalhadores em formação inscritos nas “Novas Oportunidades”. A iniciativa deverá abranger cerca de 500 mil pessoas, anunciou o Governo. Na abertura do debate mensal na Assembleia da República, José Sócrates revelou que, até Setembro, todos os alunos inscritos no 10º ano poderão aceder, a preços reduzidos, a uma ligação Internet de banda larga e um computador.

Segundo o regulamento, os proprietários do computador não podem vender, alugar ou onerar os dispositivos, revela o JN. O mesmo será dizer que a propriedade dos portáteis só se concretiza no fim dos três anos de concessão.

Os estudantes inscritos na Acção Social Escolar têm direito ao portátil e a uma mensalidade no valor de cinco euros pelo acesso à banda larga. Já os alunos com um agregado familiar de baixo rendimento a mensalidade será de 15 euros. Os restantes alunos e docentes têm acesso a computadores por 150 euros e acesso à Internet num valor inferior a cinco euros (durante 36 meses), noticia o matutino. Para os trabalhadores, a mensalidade é de 15 euros para o acesso à banda larga (durante 1 ano).

Esta terça-feira, o primeiro-ministro, juntamente com os ministros das Obras Públicas, Transportes e das Comunicações, Mário Lino, e o secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, vai entregar os primeiros quinze computadores na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa.

Refira-se que, no âmbito deste programa, será assinado um protocolo entre a Microsoft Portugal e o Ministério das Obras Públicas para disponibilizar software Windows Vista e Office 2007. A iniciativa prevê ainda a disponibilização do currículo de literacia digital (neste site ) a partir dos cursos do programa “Novas Oportunidades”.

Fonte: JN

so, ontem às 12:54

No Comments...
Até já ...

Sem comentários: