quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

...

De que me adianta dizer que estamos nos aproximando do mês de dezembro e, que paralelo a dezembro, se aproxima a data do nascimento de Cristo?
De que me adianta dizer que já é tempo de arrumar a árvore e também nosso espírito, arrumar o presépio e também nosso coração?
De que me adianta dizer que as crianças devem ser boazinhas para a mãe e para o pai, e que os adultos devem respeitar os idosos?
De que me adianta falar em voz e bom tom que Natal é época de paz, reconciliação e de que adianta eu jejuar e confessar a mil padres que pequei, falar com meus inimigos e perdoar quem me ofendeu?
De que adianta meus amigos, tentar apagar todo esse meu passado nebuloso, tentar fazer mil coisas boas, fazer mil promessas que no próximo ano tudo vai ser melhor?
Natal não é isto.
Natal não é nem mesmo escrever uma longa mensagem, como a que faço agora, para tentar converter incrédulos e ateus, para purificar impuros ou modificar o que já é definitivo.
Não.
Natal não é nada disso.
Natal não é nem mesmo comprar um presente para quem gostamos ou assar um peru no dia 24.
Você quer que eu lhe diga o que é Natal?
Direi... E a maneira de cada um interpretar o choro de recém-nascido.
Direi a minha interpretação:
Natal é fechar meus olhos, calar minha boca e escutar. Escutar bem longe, um choro de criança que nasce, que vem buscar a vida, que vem buscar seus espaços. Natal para mim é não falar nada e entender tudo. Natal é ser simples e saber amar.
Mas..., se só isso é Natal, se Natal é ouvir choro de criança, calar e entender sua ânsia de vida, se é só ser simples e amar, somos imbecis por termos Natal uma vez por ano, por que podemos tê-lo a todo dia e a toda hora, por que Cristo é quem nasce a todo instante, a todo segundo, basta nós, homens e mulheres estejamos dispostos á efetuar este parto.Natal também é arrumar árvore (internamente), também é arrumar presépio espírito e coração, mas sem a menor necessidade de marcarmos dia e mês por que é esta tarefa diária, o ano inteiro.Feche os olhos você, e descubra sua interpretação para este choro de criança, e deixe seus falsos propósitos, falsos perdões e falsos sorrisos para quando eles forem verdadeiros, e o serão, se você conseguir ouvir este choro de criança que nasce...


Sem comentários: