quarta-feira, 14 de dezembro de 2005

Cancer...


Aspectos sentimentais do signo Câncer

O signo de Câncer é um signo de Água, e é regido pela Lua. É o signo mais maternal do zodíaco, aquele que mais é ligado à família e ao lar. Sendo um signo sentimental e emotivo, é também instável, sendo influenciado pelas constantes mudanças de seus humores.

O signo de Câncer tem a mania de guardar as lembranças do passado, as lembranças que o liguem à família. Sempre terá uma coleção de retratos familiares na parede, ou até numa velha caixa de sapatos cheia de pequenas lembrancinhas do passado. Ele é muito conservador, e como tal tem a capacidade de conservar e proteger os seus pertences, sejam eles objetos ou pessoas. Sendo também tímido, nunca toma iniciativas diretas, seja em relação a ações que a sentimentos. Ele pode manipular os outros, no sentido de trabalhar os sentimentos das pessoas para orientá-los na direção de seus próprios objetivos. Ele trabalhará com sutileza, contornando as coisas, mas conseguirá o seu intento.

No sentido pior, o nato de Câncer poderá até utilizar a chantagem emocional para chegar ao seu intento, especialmente as famosas 'mães cancerianas'. Como não gostam de se separarem dos filhos, farão facilmente o papel de vítima para mantê-los agarrados à sua saia! Na realidade o signo de Câncer é profundamente ligado ao mito da Grande Mãe. Não somente à mãe humana mas à Mãe Terra, que alimenta seus filhos e lhes oferece conforto e proteção.

A Mulher de Câncer

A mulher de Câncer, com seu arquétipo de Grande Mãe, não é necessariamente aquela figura materna doméstica tão familiar nas historinhas infantis. Ela pode ser uma mãe possessiva, manipuladora, ambiciosa e até autoritária. Ela protege a quem ama, mas os mantém também 'num doce cárcere', sob seus cuidados. Ai para quem desejar fugir! O homem sob seus cuidados será tratado como uma eterna criança, numa relação um tanto incestuosa e até castradora. Como ela tem necessidade de criar, terá necessidade de constituir família e de ter filhos. Com o tempo, seria bom se ela conseguisse expandir a sua criatividade e sensibilidade além das quatro paredes de um lar. Ela será menos possessiva, tornando-se mais sábia e conselheira.

A mulher de Câncer é sensível e amável, mas tampouco gosta de falar de seus sentimentos, se fechando como uma ostra para não ser atingida em seu lado mais frágil. Pode mudar facilmente de humor, e se magoar facilmente quando não se sentir devidamente amada e protegida. Ela mostra facilmente as garras ao mundo ameaçador, somente para proteger o seu casulo familiar e pode ser bastante agressiva e crítica.

Câncer e o amor

No geral, o canceriano pode se apaixonar com a mesma intensidade de um Escorpião, mas não irá expressar seus sentimentos da mesma maneira, mesmo se eles são altamente possessivos. Se sentindo muito vulnerável, levará um certo tempo para se ligar a alguém, e o fará intensamente quando se sentir suficientemente seguro. A confiança é fundamental para este signo. A necessidade de carinho maternal é muito forte seja no homem que na mulher, portanto eles buscarão no companheiro/a o carinho, a proteção e o afago de um colo materno. Dificilmente dirão abertamente que estão se sentindo mal amados, mas o demostrarão com maus humores, com criticas e com lamentações.

Como precisa preservar o lar para se sentir seguro, é claro que vai detestar qualquer separação ou divórcio. Dificilmente ele tomará a iniciativa, mas manifestará sua rejeição com críticas, frieza sexual e mau humor. Desta forma ele se tornará tão insuportável que será você que o colocará na rua.

Ele precisará então de uma parceira paciente, forte e intelectualizada, para aguentar as instabilidades que seu humor sensível e mutável proporcionam ao relacionamento.

De qualquer maneira não é muito difícil amar um canceriano, por ser ele um ser gentil, afável, protetor e carinhoso. Tente ler nas entrelinhas....

Signos relacionados

A Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes

Sendo o elemento Água o mais enigmático dos quatro, a ligação com outro ser do mesmo elemento pode provocar uma dificuldade de comunicação, já que nenhum dos signos consegue expressar a complexidade e a profundeza de seus sentimentos. Desta forma o relacionamento será instável, mesmo se a necessidade constante do outro o levará a procurá-lo incessantemente.

A Triplicidade do Ar: Gêmeos, Libra e Aquário

A intelectualidade do signo de Ar pode incomodar o sentimental canceriano. Os sentimentos não são explicáveis e mensuráveis. O elemento Ar pode achar o nato do elemento Água muito irracional, já que ele não pode explicar com a razão as suas atitudes e as suas constantes mudanças de humores. O relacionamento pode portanto ser bastante difícil.

A Triplicidade da Terra: Touro, Virgem, Capricórnio

A relação entre os elementos de Terra e de Água pode ser bastante criativa, já que os dois elementos se completam e se misturam. Jesus menino misturava barro e água para criar as suas criaturas, às quais dava a vida com o seu sopro. Do barro e da água nasce a vida. Se os signos de Terra, racionais e práticos, conseguirem compreender a irracionalidade dos sentimentais cancerianos, o relacionamento será muito proveitoso para ambos.

A Triplicidade do Fogo: Áries, Leão e Sagitário

A Água não é muito amiga do Fogo, não é? Mesmo se os dois são signos criativos, a sua realidade é bem diferente. Fogo é voltado para o futuro, Câncer para o passado, Fogo é voltado para o exterior, Câncer para o interior, será que a convivência é possível? Bem, as pessoas do signo de fogo são bastante infantis, e poderão apreciar o lado protetor do signo de Câncer, mas não suportarão se sentir aprisionado.


... E era manhã quando Deus parou diante de suas doze crianças e em cada uma delas plantou a semente da vida humana.

Uma por uma, dirigiram-se a Ele para receber sua dádiva.

"Para você, CÂNCER, atribuo a tarefa de ensinar aos homens sobre emoção. Minha Idéia é você causar-lhes risos e lágrimas para que tudo o que vêem e pensem se desenvolva com plenitude interior. Para isto dou-lhe a dádiva da FAMÍLIA, para que sua plenitude possa multiplicar-se".

E Câncer voltou a seu lugar.

:o)

Sem comentários: