terça-feira, 28 de dezembro de 2004

Para todos vós um ...

Até ...

Simples e incomparável és tu;
Aos dias bons e ruins.
Amar-te é calmo como o luar
Amar-te é mais que viver.
Tê-lo é um sonhar real, divino e perplexo.
Senti-lo é poder respirar o ar tranquilo da natureza.
Beija-lo é adormecer.
Abraça-lo é como se num dia frio eu tivesse o poder de ter o sol sobre mim.
viver sem ti é padecer,
É uma dor que não passa,
É noite fria e escura,
É mais que tortura,
É vazio, é uma calma ruim.
Saudades de ti, pelas lembranças e pelos momentos mesmo que tristes, mas adormecidos em meu peito.
TAlvez passe transmitindo minha dor neste papel,
m"alma pode se confortar ao ouvir tua voz...

Um beijinho e até para o ano...
Desejo um bom Ano a todos
Cheio de tudo o que possam imaginar...
Emilia
...


segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

Com carinho... para ti... beijinho ...

domingo, 26 de dezembro de 2004

A Fogueira...

O que restou de uma fogueira gigantesca da Noite de Natal...


Uma pequena tradição da Aldeia de Donelo :o)

De volta a casa...

Antes de apanhar com o gelo e a neve...
O Céu estava assim ...

Quem diria... A Natureza e os seus fenómenos...

Esperança

A esperança persiste, mesmo entre os escombros da guerra,a esperança permite ao homem reconstruir a paz.

A esperança persiste, mesmo diante da traição,a esperança permite ao que foi traído, o recomeço com serenidade.

A esperança persiste, mesmo diante da doença mais grave,a esperança permite ao homem continuar à busca da cura.

A esperança persiste, mesmo diante da maior injustiça,a esperança permite que se repare o erro, não importa o tempo decorrido.

A esperança persiste, mesmo diante da dor mais profunda,a esperança resiste e nos empurra para a conquista.

A esperança persiste, mesmo diante do abalo da fé,a esperança permite que o homem busque o seu Criador.

A esperança persiste, mesmo diante da depressão profunda,a esperança resiste à falta de sonhos e nos recoloca no caminho.

A esperança persiste, mesmo quando não há mais esperança,afinal de contas, a esperança é a centelha da vida, é a própria chama,o fogo que alimenta a nossa caminhada e te convoca agora, afinal de contas:tudo está para ser feito e existem novas oportunidades para quem persiste,um novo amor está para chegar, um novo trabalho se aproxima,uma nova família para depender de você, novos amigos que te vão conhecer,pessoas e mais pessoas que vão descobrir, assim como eu,que você é a própria esperança , a certeza que o mundo vai melhorar,você é a chama, o fogo, a esperança é tocha que nunca se apaga.

Se a dor te visitou, seja como a esperança, persiste mais um pouco.


...

sábado, 25 de dezembro de 2004

Passou...

Passou...
Já não há mais sorrisos, nem desejos de paz ou votos de um mundo melhor.
O mundo voltou ao que sempre foi. As guerras, a miséria, a dor e as lágrimas voltam a fazer parte da actualidade. Nunca deixaram aliás, mas gostamos de pensar de que sim, que por momentos o mundo foi doce e bom. Mas não é.
Passou...
Em breve apenas restarão os embrulhos num aterro sanitário qualquer. Transformamos o mundo numa lixeira, que é a mais das vezes humana. Mas para o ano, voltaremos a pensar as mesmas coisas, a alimentar o mesmo sonho. Acho que é apenas uma forma de enganarmos as nossas consciências. Trocamos um dia ou uma época, por todos os outros dias. É pouco.
Passou...
Passou a lembrança dos desfavorecidos. Choramos o sofrimento dos outros. Mas foi um dia, ou uma época e os desfavorecidos e sofredores continuarão assim. São necessários, para que no próximo ano, possamos chorar de novo.
Passou...
E deixou um sabor amargo na boca apesar de todos os doces.
Ainda bem que passou!
Devia passar de vez! E o mundo devia ser um Paraíso.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Clique aqui e viva a boa disposição...Boas Festas

ihihihii...
Como o prometido é devido óh Pitágoras...
Achei o site...
Agora fico perando as ditas fotos para lhe pormos as barbas e aquela gordurinha...
Viva a boa disposição e divirtam.se nesta época festiva...

Tadito do pai natal...
Com este frio e ainda dança...
Diabinha mmo...
ihihihi
Tridentaditassss
:o))))

...

De que me adianta dizer que estamos nos aproximando do mês de dezembro e, que paralelo a dezembro, se aproxima a data do nascimento de Cristo?
De que me adianta dizer que já é tempo de arrumar a árvore e também nosso espírito, arrumar o presépio e também nosso coração?
De que me adianta dizer que as crianças devem ser boazinhas para a mãe e para o pai, e que os adultos devem respeitar os idosos?
De que me adianta falar em voz e bom tom que Natal é época de paz, reconciliação e de que adianta eu jejuar e confessar a mil padres que pequei, falar com meus inimigos e perdoar quem me ofendeu?
De que adianta meus amigos, tentar apagar todo esse meu passado nebuloso, tentar fazer mil coisas boas, fazer mil promessas que no próximo ano tudo vai ser melhor?
Natal não é isto.
Natal não é nem mesmo escrever uma longa mensagem, como a que faço agora, para tentar converter incrédulos e ateus, para purificar impuros ou modificar o que já é definitivo.
Não.
Natal não é nada disso.
Natal não é nem mesmo comprar um presente para quem gostamos ou assar um peru no dia 24.
Você quer que eu lhe diga o que é Natal?
Direi... E a maneira de cada um interpretar o choro de recém-nascido.
Direi a minha interpretação:
Natal é fechar meus olhos, calar minha boca e escutar. Escutar bem longe, um choro de criança que nasce, que vem buscar a vida, que vem buscar seus espaços. Natal para mim é não falar nada e entender tudo. Natal é ser simples e saber amar.
Mas..., se só isso é Natal, se Natal é ouvir choro de criança, calar e entender sua ânsia de vida, se é só ser simples e amar, somos imbecis por termos Natal uma vez por ano, por que podemos tê-lo a todo dia e a toda hora, por que Cristo é quem nasce a todo instante, a todo segundo, basta nós, homens e mulheres estejamos dispostos á efetuar este parto.Natal também é arrumar árvore (internamente), também é arrumar presépio espírito e coração, mas sem a menor necessidade de marcarmos dia e mês por que é esta tarefa diária, o ano inteiro.Feche os olhos você, e descubra sua interpretação para este choro de criança, e deixe seus falsos propósitos, falsos perdões e falsos sorrisos para quando eles forem verdadeiros, e o serão, se você conseguir ouvir este choro de criança que nasce...


Hum...
Quase dezembro.
Uma estranha agitação se apodera das pessoas.
Há repentina explosão de luzes e de vermelho e verde.
Foi dada a largada para os preparativos do natal. Ninguém mais anda. Todos correm, entrando e saindo dos shopping-centers, carregados de sacolas e embrulhos.
Parece que, de repente, todos redescobrem a família, querem estar juntos e trocar presentes.
Nada é diferente na casa de Henrique e Juçara. Um imenso pinheiro é erguido num canto do varandão do apartamento. Os contornos do prédio são decorados com minúsculas lâmpadas em série, como tantos outros da rua, naquele mágico clima de natal.
Naquele lar, como todas as crianças, os cinco netos do casal esperam ansiosos os presentes de papai noel, mas são criados sabendo que o grande motivo da festa é o nascimento de Jesus.
Cada um deles, já foi o menino , no presépio vivo, na hora das orações.Antes da ceia, a família celebra com orações e cânticos, que culminam com a montagem do presépio, ao pé da árvore. Camilla, de cinco anos é Maria, Pedro, de sete, é José, Rafaella, de dois e Tiago de 1 são anjinhos e Gabriella, de apenas três meses é o recém-nascido, Jesus..Pouco depois, meio cansadinhos da posição de estátua, um anjo joga-se no chão e tira o sapato que incomoda, o outro, toca a trombeta. Maria se irrita de ajeitar o manto de cetim, que escorrega ombros abaixo. Desiste dele e solta os longos cabelos. José faz do cajado uma espingarda e "atira" para todos os lados. Só o "menino" dorme tranqüilamente. Diante da falta de concentração infantil, o fim da cerimônia é antecipado.Alguns minutos depois, Henrique desaparece. "Onde está o vovô?" pergunta Pedro. "Foi desejar feliz natal à vizinha do andar de cima", explica a vovó. Na verdade, Henrique estava no escritório, envolvido pela falsa barriga, fazendo maquiagem e ajeitando a barba postiça. Chegou a vez do papai noel. Ele sai pela porta da cozinha e toca a campainha da entrada, tocando um sininho. As crianças emudecem, os maiores, emocionados, os menores, com medo.Papai noel senta no sofá e começa a tirar do enorme saco, os presentes da criançada. Pedro se detém em agarrar o bom velhinho pelo pescoço, mexe no gorro, ajeita os óculos. Procura no meio dos pêlos brancos, a orelha de noel. Henrique disfarça, tira as mãos do menino, mas o pequeno não desvia a atenção de seu rosto.O avô se apressa na distribuição dos presentes e, na saída, ainda uma vez é agarrado por Pedro, pelas pernas: "Espera o vovô chegar! Ele já vem!". Papai noel, olhando de banda, explica que tem muitos presentes para entregar. e se vai.

Dez minutos depois, Henrique está de volta. Há papéis rasgados por todos os lados, as crianças parecem pintinhos ciscando no lixo. Camilla conta a novidade: "Papai noel chegou, vô!".Pedro olha atentamente para o avô e grita: "Descobri uma coisa!" Todos olham atônitos para o menino.Certamente, descobriu a identidade de papai noel. O menino completa: " O vovô, quando ficar velhinho, vai ser papai noel...Sabe por quê? Eu fiquei olhando bem para ele. Essa pinta do vovô, perto da orelha é igualzinha a dele!" Todos riram.Na televisão, já anunciavam a proximidade da meia-noite. Começará a missa do galo. Todos se abraçam e por fim, as delícias preparadas para a ceia. As crianças brincam no chão e não demonstram o menor sinal de sono. Os olhos fundos da dona da casa, denotam cansaço pelo dia exaustivo.Tocam o interfone e pela varanda vêem um mendigo no portão do prédio. Alguém replica: "Deve querer dinheiro para a pinga natalina". Pedro retruca: "Nada disso! Vai abrir o portão, vô! É Jesus! Olha a barba dele! Ele chegou para cantar o parabéns!"A avó explica que é um pobre pedindo esmolas. Pedro, simplesmente responde:"Ora! Se Jesus quando bebê, era pobrezinho, nasceu no capim, perto do boi e do burro, agora, depois de grande, continua pobrezinho, não é, vó?"
...

GANDHI...

..."A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros. Devem ser zeladas pelo indivíduo em particular".

"Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra".

"Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões".

"Minha arma mais poderosa é a oração silenciosa".

"A vida é maior que todas as artes. Quisera até ir além e dizer que o homem que mais se aproxima da perfeição é o maior artista".

"A humanidade acha-se numa encruzilhada. Tem de escolher entre a lei da selva e a lei da humanidade".

"A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta: é o que eu tenho constatado nesta vida".

"A não violência não é uma veste com a qual revestimos ou da qual nos despimos a gosto. Tem sua sede no coração e deve fazer parte inseparável de nosso ser".

"As pequenas coisas parecem não ser nada, mas elas trazem a paz; assim são as flores dos campos que acreditamos não terem perfume, mas juntas perfumam".

"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente".

Para reflectir...
:o)

...

Reflexão...

Chapéu Violeta


Mulher Femomenal.
Aos 3 anos
ela olha pra si mesma, e vê uma rainha.
Aos 8 anos
ela olha pra si mesma, e vê Cinderela.
Aos 15 anos
ela olha pra si mesma, vê uma bruxa e diz:
- "Mãe, eu não posso ir pra escola desse jeito!"
Aos 20 anos
ela olha pra si mesma, e se vê:
"muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa,com cabelo muito liso/muito encaracolado",
mas decide que vai sair assim mesmo...
Aos 25 anos
ela olha pra si mesma e se vê:
"muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa,com cabelo muito liso/muito encaracolado",
mas decide que agora não há tempo para consertar essas coisas.
Então, sai assim mesmo...
Aos 30 anos
ela olha pra si mesma e se vê:
"muito gorda/muito magra, muito alta/muito baixa,com cabelo muito liso/muito encaracolado",
mas diz:
"sou uma boa pessoa" e sai mesmo assim...
Aos 35 anos
ela olha pra si mesma e se vê como é.
Sai e vai para onde ela bem entender...
Aos 40 anos
ela olha pra si mesma e se lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho.
Sai de casa e conquista o mundo...
Aos 50 anos
ela olha pra si mesma e vê sabedoria, risos, habilidades...
sai para o mundo e aproveita a vida...
Aos 60 anos
ela não se importa muito em olhar pra si mesma.
Simplesmente põe um chapéu violeta e vai se divertir com a vida...... Talvez devêssemos pôr o chapéu violeta mais cedo...!!
:o)

Albert Einstein...

"Há duas formas para viver sua vida. Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre".

"Imaginação é mais importante que conhecimento.
Conhecimento é limitado.
Com a imaginação você pode voar ao redor do mundo".

"Faça as coisas o mais simples que puder, porém não as mais simples"

"A palavra progresso não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes"

"Tempo difícil esse em que estamos, onde é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito"

"Fraqueza de atitude resulta em fraqueza de caráter"

"A mais bela experiência que podemos ter é a do ministério.
É a emoção fundamental existente na origem da verdadeira ciência.
Aquele que não a conhece e não pode se maravilhar com ela, está praticamente morto e seus olhos estão ofuscados"

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original"

Mensagens de Confucio...Clique aqui

"Amemos os outros como a nós mesmo,
sintamos as suas dores e a suas alegrias como se fossem as nossas dores e as nossas alegrias.
E quando quisermos para eles o mesmo que queremos para nós;
e quando tememos para eles o mesmo que para nós tememos,
então seguiremos as leis da verdadeira caridade".

Trem da vida...




Há algum tempo, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem.
Quando nascemos entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos,estarão sempre nessa viagem conosco; nossos pais.
Infelizmente, isso não é verdade.
Em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível...
Mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantese que virão a ser super especiais para nós, embarquem.
Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos!
Muitas pessoas tomam esse trem, apenas a passeio.
Outros encontram nessa viagem, somente tristezas.
Ainda outros circularão pelo trem,prontos para ajudar a quem precisa.
Muitos descem e deixam saudades eternas,outros tantos passam por ele de uma forma que,quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros, que nos são tão caros,acomodam-se em vagões diferentes dos nossos.
Portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles,o que não impede, é claro, que durante o trajeto, atravessemos com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles...
Só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado,pois já terá alguém ocupando esse lugar.
Não importa, é assim a viagem: cheia de atropelos,sonhos, fantasias, esperas, despedidas...
Porém, jamais retornos.
Façamos essa viagem então, da melhor maneira possível,tentando nos relacionar bem com todos os passageiros,procurando em cada um deles o que tiverem de melhor.

Lembrando sempre que, em algum momento do trajeto,eles poderão fraquejar e provavelmente
precisaremos entender isso, porque nós também
fraquejaremos muitas vezes e, com certeza,haverá alguém que nos entenderá.
O grande mistério afinal é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros,nem aquele que está sentado ao nosso lado.
Eu fico pensando, se quando descer desse trem,sentirei saudades... Acredito que sim:

Separar-me de alguns amigos que fiz nessa viagem;
Deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos.
Mas me agarro na esperança de que, em algum momento,estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar
com uma bagagem que não tinham quando embarcaram...
E o que vai deixar-me feliz será pensar
que eu colaborei para isso.
:o))

Quem me dera...

...

Ai, quem me dera terminasse a espera
Retornasse o canto simples e sem fim
E ouvindo o canto se chorasse tanto
Que do mundo o pranto se estancasse enfim.
Ai, quem me dera ver morrer a fera

Ver nascer o anjo, ver brotar a flor.
Ai, quem me dera uma manhã feliz
Ai, quem me dera uma estação de amor.
Ah, se as pessoas se tornassem boas

E cantassem loas e tivessem paz
E pelas ruas se abraçassem nuas
E duas a duas fossem ser casais.
Ai, quem me dera ao som de madrigais
Ver todo o mundo para sempre afim
E a liberdade nunca ser demais
E não haver mais solidão ruim.
Ai, quem me dera ouvir o nunca-mais
Dizer que a vida vai ser sempre assim
E, finda a espera, ouvir na primavera
Alguém chamar por mim.

Vinicius de Moraes




terça-feira, 21 de dezembro de 2004

Tinge o céu...


Clique aqui e ligue o som...
http://www.meninadalua.com.br/musicas/tinge.asp
...

Não custa nada...


...Quando o mundo atravessa momentos tão difíceis, quando irmãos nossos de todos os cantos sofrem e gemem, açoitados pela dor, pela fome, pelo medo, sendo vítimas de uma terrível violência
- a falta de Amor -
nos questionamos seriamente sobre este tipo de Natal que vimos festejando desde que nascemos.
Natal de pinheiros enfeitados por bolas coloridas e muito dourado, que tem como símbolo um "Papai Noel" bem nutrido, gordo e feliz, que é esperado nas casas das crianças que têm posses, com os presentes por elas sonhados e que se esquece das crianças pobres, famintas, que mais uma vez ficam sem ter os seus desejos satisfeitos...
nem neste dia - o dia em que comemoramos o nascimento de Jesus, nosso símbolo de Amor.
E aí eu me pergunto, se já não estaria na hora de mudarmos isto.
Se, agora que já compreendemos melhor o que se passa, não deveríamos romper com as tradições, com o conformismo de viver imitando sempre o que tem sido, para começar a agir de forma mais coerente e festejar um Natal mais cristão.
Pensemos: Jesus é o homenageado hoje.
Bem o que gostaria que nós fizéssemos num dia como esse, o que foi que nos ensinou?
A ajudar aquele que tem menos que nós, a perdoar aos que nos ofenderam, a amar incondicionalmente a todas as criaturas.
Se posso dar presentes a meus amados, por que não separar um pouco para dar aos que talvez não tenham sido nunca objecto do amor de alguém?
Se posso ter uma mesa repleta das comidas que gosto, por que não lembrar de levar alguma coisa gostosa e bonita, para aqueles que talvez ainda não tenham se alimentado hoje?
Será justo que o Príncipe do Amor só seja festejado nas casas dos que têm dinheiro?
Logo Ele, que veio para os humildes, os doentes, os fracos, os caídos? Bem sei que concorda comigo- precisamos mudar.
Se não podemos transformar o mundo todo, que modifiquemos apenas o nosso Natal em família.
Neste Natal novo, vamos comprar alimentos para os necessitados.
Vamos levar um presente bonito para uma criança pobre, pelo menos para uma e vamos esquecer tantos gastos desnecessários que fazemos, comprando supérfluos que não nos melhoram em nada a vida. Usemos esse dinheiro para aliviar, um pouco que seja, a dor dos que sofrem, dos que estão sós e com fome.
Cada família pode escolher um local para ajudar, uma pessoa para presentear.
O importante é que este ano a gente estenda um pouco mais o nosso amor e se lembre de alguém que precise mais do que nós.
Assim, tenho a certeza de que Jesus será o"Papai Noel" do nosso Natal, sem roupas vermelhas, sem gorro, não tão gordo e bochechudo, mas nos trazendo Paz,Serenidade e Alegria!
Se leram e gostaram, por favor passem adiante, pois ainda temos tempo... vamos tentar promover um Natal cheio de Luz para aqueles que talvez nunca tenham sabido o que é isso. As mudanças todas são abençoadas, no reinar de um Novo Milênio, para uma humanidade que já se cansou de tantos erros e espera pela Paz!
Beijinhos ...

segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Eu...

A todos que me leiem e até à tridentita :) uma excelente noite...cheia de paz e carinho e não por ser natal, apenas porque acho que deve ser assim todo o ano!

A hipócrisia impera nesta altura natalicia e tudo o que rodeia esta quadra deixou de ser verdadeiro e passou apenas a ser uma altura de consumismo e falsas amizades...peço desculpas pela visão tão pouco edilica...mas tenho dito.... paz, atenção e carinho a todos aqueles com quem compartilho as minhas noites principalmente, saude e um abraço a todos os outros um feliz natal...na verdadeira ascenção da palavra!

sábado, 18 de dezembro de 2004

Feliz Natal...


Senhor, quisera neste Natal armar uma árvore dentro do meu coração e nela pendurar, em vez de presentes, os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e os de perto.

Os antigos e os mais recentes.
Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro.
Os sempre lembrados e os que as vezes ficam esquecidos.

Os constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e os das horas alegres.
Os que sem querer magoei ou, sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente e aqueles que me são conhecidos apenas pelas aparências.

Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes e meus amigos importantes.

Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida.
Uma árvore de raízes muito profundas, para que seus nomes nunca mais sejam arrancados do meu coração.
De ramos muito extensos, para que novos nomes,vindos de todas as partes, venham juntar-se aos existentes.

De sombra muito agradável, para que nossa amizade seja um momento de repouso,nas lutas da vida.
Que o natal esteja vivo em cada dia do ano novo que se inicia, para que as luzes e cores da vida estejam presentes em toda a nossaexistência e concretizem, coma ajuda de Deus, todos os nossos desejos.

Um Feliz Natal cheio de Saúde e Alegria ...
Beijinhos ...

quinta-feira, 16 de dezembro de 2004

Conta a lenda que certa mulher pobre com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz que lá dentro lhe dizia:
"Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não se esqueça do principal... Lembre-se, porém, de uma coisa: Depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não se esqueça do principal...."
A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.
Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no seu avental.
A voz misteriosa falou novamente:
- Você só tem oito minutos.
Esgotado o tempo, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se, então, que criança ficara lá e a porta estava fechada para sempre!
A riqueza durou pouco e o desespero durou para sempre.
O mesmo acontece, às vezes, connosco.
Temos muitos anos para viver e fica uma voz mansinha lá dentro dizendo:
"Olha, não se esqueça do principal!"
E o principal são a vida, a família, os amigos, o amor!
Mas, a ganância, a riqueza, os prazeres materiais nos fascinam tanto que o principal vai ficando sempre de lado...
Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial:
"os tesouros da alma!"
Que a gente jamais esqueça que a vida, neste mundo, passa rápido.
E quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá o leite derramado...
Portanto, jamais esqueça do principal!

Um beijinho com muito carinho ...

terça-feira, 14 de dezembro de 2004

Folha Branca

Percorro as várias páginas em branco
desse bloco inexistente de papel
inconseqüentemente encontro nelas

uma poesia qualquer a ser escrita
já que não sei desenhar
e daí repito Lao-Tse
"É numa folha em branco que se escrevem
os mais belos poemas".

Minh'alma não é branca nem nada
ela simplesmente paira, quedada muda
olhando o abismo inexistente entre ela e mim.
E aí termina a semelhança

por começar a igualdade.
Eu e ela vemos coisas onde as pessoas vêem beleza
mas ela vê as coisas como elas são
e eu vejo as coisas como mera ilusão
dela e de mim. E na verdade de todos.

E é dessa diferença, desse abismo entre ela e mim
que nascem de diversas formas e em diferentes momentos
as poesias que nunca escrevi

ou aquelas que um dia nunca escreverei
Pois na verdade só podem ser escritas

aquelas que o agora revela,
sem a dor dos passados

ou a insensatez do futuro
Se antes nasciam nos momentos obscuros e solitários
ou nos dejetos da família ainda existente
hoje nascem nos guetos, nos bordéis ou nas sarjetas
Mas não são poesia como as querem alguns
São simplesmente imagens multifacetadas
de um tédio decomposto de mim e do presente
Talvez melhor seria ou fossem
nada resta, nada foi, nada é e nada serão.
Mas estão sempre presentes nesses momentos
de desencontro entre minh'alma e mim.
E um dia acharei as páginas faltantes desse livro
que está dentro de mim e daí talvez encontre poesias.
Por enquanto simplesmente procuro no índice
e a poesia sai quando acho uma folha em branco.
Em branco como se fosse a neve que nunca vi!!!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2004

Era tão bom ...

Fechei os olhos...
E vi uma Luz...
Era a Paz que vinha para ficar...
Os homens acabavam com as armas,
Lançavam pombas pelo ar...
Cumprimentavam-se com abraços...
Davam as mãos para cantar...
"A Paz veio para ficar!!!"
É tempo de Natal...
Aos pobres , orfãos e delinquentes
Todos oferecism guarida...
Trocaram-se as armas por comida...
E uma grande mesa se estendia
Pelo mundo inteiro
Os ricos distribuiam dinheiro
As Flores semeavam um agradavél odor
Era tempo de Paz e Amor...
Era tempo de Natal
Não havia fome nem mal
E todos tinham um lar...
Abri os olhos ...
:o((((
Que pena ... Estava a sonhar...


ESTRELA DE LUZ !!
Clicia Pavan
Deus me deu a graça de um céu estrelado!!
Me deu uma estrela que brilha como um cristal!
Estrela, teu brilho puro
engrinalda a noite de prata!!
Doces lágrimas, orvalha a alma do poeta.
Por Deus partilha tão bela aparição...
Uma fé esquecida envolve meu coração.
Ah! Estrela, pareço te ver brilhando
na palma da minha mão.
Como uma pedra encantada,
como um Cristal!
Sinto em ti a mensagem dos ancestrais...
Um tempo remoto de versos partidos,
que partiram para o infinito...
Como um facho de luz aquela
estrela brilha sobre a terra...
Procurando a fé perdida...
Procurando quem lhe queira!
Trazendo a última mensagem
de um tempo esquecido...
Em que estábulo,
aquela estrela irá brilhar...?

Como nuvens pelo céu

Passam os sonhos por mim.
Nenhum dos sonhos é meu
Embora eu os sonhe assim.
São coisas no alto que são
Enquanto a vista as conhece,
Depois são sombras que vão
Pelo campo que arrefece.
Símbolos?
Sonhos?
Quem tornaMeu coração ao que foi?
Que dor de mim me transtorna?
Que coisa inútil me dói?"

Fernando Pessoa